terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quem é você? a lagarta me perguntou...


ADRIANA PELIANO




FUNDADORA E PRESIDENTE DA SOCIEDADE LEWIS CARROLL DO BRASIL.
Membro das Sociedades Lewis Carroll dos Estados Unidos Inglaterra.




Adriana Peliano é designer e artista plástica. Seu trabalho como artista transita em diferentes suportes como o vídeo, a instalação e a fotografia e, como designer, dialoga com outras linguagens como a música, a moda, a literatura e o teatro.

Formada em Comunicação na UnB em Brasília, fez pós-Graduação em Design Gráfico no Senac em São Paulo e Mestrado em ‘New Media Arts’ no Kent Institut of Arts and Design em Maidstone/UK.

Desde 98 trabalha com o Grupo Oficcina Multimédia da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte produzindo vídeo cenários, instalações e peças gráficas para espetáculos e eventos culturais.

Na década de 90 desenvolveu a pesquisa ‘Alicinações’ na qual criou ilustrações para os livros de Lewis Carroll “Alice no Pais das Maravilhas” e “Através do Espelho e o que Alice encontrou lá”. Suas ilustrações foram apresentadas na semana de comemoração do centenário de Lewis Carroll em Oxford/UK em 98.

Trabalhou com o estilista Jum Nakao para quem desenvolveu o projeto gráfico do livro ‘A costura do invisível’ sobre o desfile de papel realizado no SPFW/2004. Com esse projeto recebeu o segundo prêmio na categoria melhor capa do prêmio Jabuti em 2006.

Em 2007 foi uma das artistas selecionadas para o 11o Festival da Cultura Inglesa, onde apresentou, em parceria com o artista Nazareno, a instalação multimídia ‘As Máquinas de Desejo de Angela Carter’ inspirada no universo dos contos de fadas recriado pela escritora inglesa de mesmo nome. Tem participado de outas exposições desde então.

Foi também professora na disciplina “Moda, identidade e linguagem” do curso de pós-graduação em “Direção de Criação em Moda” do Instituto Brasil Arte e Moda e da FAAP. Vive e trabalha em São Paulo.

Páginas na Internet:

Portifólio pessoal AQUI

Sociedade Lewis Carroll do Brasil: AQUI e AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
“Sempre em busca de objetos curiosos, restos de brinquedos, cacos de mundos e rastros de histórias, Adriana Peliano costura desejos, monstros e contos de fadas. Suas colagens, metamofoses e assemblagens despertam inventários mágicos e múltiplos, onde a lógica do cotidiano é reinventada em novos sentidos e narrativas, criando jogos de linguagem e labirintos de sonhos. Tudo se transforma para contar novas histórias, abrindo portas para o maravilhoso.” “Always in search of curious objects, broken toys, bits of things and traces of stories, Adriana Peliano stitches together desires, monsters and fairy tales. Her collages and metamorphic assemblages are magical and multiple inventories, where logic is reinvented with new meanings and narratives, creating language games and dream labyrinths. Everything is transformed to tell new stories that dislocate our way of seeing, inviting the marvellous to visit our world.”

Seguidores