terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

PALESTRA: Alice através de seus ilustradores

Arte: Adriana Peliano



Palestra de Adriana Peliano

suporte multimídia de Paulo Beto.



“A Lagarta e Alice olharam-se uma para outra por algum tempo em silêncio: por fim, a Lagarta tirou o narguilé da boca, e dirigiu-se à menina com uma voz lânguida e sonolenta.
“Quem é você?”, perguntou a Lagarta.
Não era uma maneira encorajadora de iniciar uma conversa. Alice retrucou, bastante timidamente: “Eu - eu não sei muito bem, Senhora, no presente momento - pelo menos eu sei quem eu era quando levantei esta manhã, mas acho que tenho mudado muitas vezes desde então.” Alice no Pais das Maravilhas


Palestra Multimídia

Alice no país das Maravilhas (1865) de Lewis Carroll ainda é um grande desafio de linguagem. Paradoxo, nonsense, labirinto de sonhos. Como num grande jogo, a proposta da palestra é um passeio pela história das ilustrações de Alice, das primeiras ilustrações no período vitoriano, às experimentações conceituais da arte contemporânea. Através das imagens buscamos questionar a identidade de Alice, passando por uma análise das transformações da infância durante o século XX, e do sentido de identidade para o Sujeito contemporâneo.

A palestra é apresentada com recursos multimídia, vídeo, música ao vivo e projeção de um amplo repertório de mais de 300 imagens de diferentes épocas, estilos, técnicas e linguagens.Pretendo mostrar também uma pequena parte da minha pesquisa Alicinações, na qual recriei os personagens das histórias de Alice através de assemblages e montagens com objetos diversos, através de deslocamentos e associações, num diálogo aberto com os múltiplos sentidos da obra. O músico e sonoplasta Paulo Beto acompanha a palestra criando interferências sonoras ao vivo e operando o sincronismo de som, vídeo e imagens.


“De que serve um livro, pensou Alice, sem figuras e nem diálogos?”
Alice no Pais das Maravilhas


APOIO

Ao financiar a palestra “Quem é Alice para você?”, a sua empresa ou instituição cultural estará contribuindo como apoiadora no evento “Um dia Alice”.

Como retorno, incluiremos a sua logomarca em todas as nossas ações de divulgação. Além de uma eficiente ação de marketing de nossa assessoria de imprensa, no dia do evento a logo será também divulgada no vídeo de abertura do evento, nos folders com a programação distribuídos para todos os participantes e num banner disponível na entrada do Centro Cultural Brasileiro Britânico, aonde será realizado o evento.

CARACTERÍSTICAS

A palestra será ministrada por Adriana Peliano e terá a participação especial do músico e sonoplasta Paulo Beto, que irá coordenar os recursos multimídia de som e imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
“Sempre em busca de objetos curiosos, restos de brinquedos, cacos de mundos e rastros de histórias, Adriana Peliano costura desejos, monstros e contos de fadas. Suas colagens, metamofoses e assemblagens despertam inventários mágicos e múltiplos, onde a lógica do cotidiano é reinventada em novos sentidos e narrativas, criando jogos de linguagem e labirintos de sonhos. Tudo se transforma para contar novas histórias, abrindo portas para o maravilhoso.” “Always in search of curious objects, broken toys, bits of things and traces of stories, Adriana Peliano stitches together desires, monsters and fairy tales. Her collages and metamorphic assemblages are magical and multiple inventories, where logic is reinvented with new meanings and narratives, creating language games and dream labyrinths. Everything is transformed to tell new stories that dislocate our way of seeing, inviting the marvellous to visit our world.”

Seguidores